Os Mistérios

A primeira peça apresentada pelo grupo enquanto Teatro do Ourives foi "Os Mistérios da Missa" de Calderón de La Barca, que esteve em cena entre Maio e Junho de 2010 em diversos espaços (Almada, Sesimbra, Barreiro e Lisboa) e que foi reposta já em 2011 no Convento dos Cardaes, em Lisboa, em 12 espetáculos entre 31 de Março e 17 de Abril.



A peça “Os Mistérios da Missa” procura explicar o sacramento da missa recorrendo à história da relação entre a humanidade e Deus. Assim, vemos Adão explicar porque se reza o acto penitencial e vemos Moisés a falar da importância da liturgia da palavra. Por isso estamos perante uma versão que humaniza o ritual litúrgico e remete para a dimensão teatral da liturgia católica – como quando o Farisaísmo rememora a paixão de Cristo e a relaciona com os paramentos, ou quando entra Adão à procura do paraíso perdido. Nesse sentido, é um texto pleno de contemporaneidade – ou, melhor ainda, de intemporalidade, já que é essa justamente “a marca da criação artística e de uma obra de arte”.
A proximidade e a festa são dadas pela deambulação dos actores entre os espectadores e pela proximidade dos músicos – que tocam ao vivo – num espaço, o de uma igreja, que remete também para uma experiência comunitária.

No início do auto, diz a Sabedoria à Ignorância: “Em breve tu própria saberás, compreenderás, verás claramente a essência do grande mistério deste mundo.”


Tanto aquando das representações em 2010 como na reposição em 2011, muitos foram os jornais e sites que anunciaram o nosso espetáculo.

Convidamo-vos a consultar algumas das noticias que deram a conhecer o Teatro do Ourives:

Blog "O Povo" - O Teatro como esperança para a humanidade

Agencia Ecclesia - Teatro e o Sagrado

Catinfor

Snpcultura

Gazeta dos Artistas

A todos os que nos publicitaram devemos também a nossa gratidão por nos ajudarem a encher as salas com um público caloroso.