Lisboa: Ator Júlio Martin e músico Rão Kyao protagonizam leitura das «Confissões» de Santo Agostinho
Lisboa, 06 mar 2012 (Ecclesia) – O ator Júlio Martin, o Teatro do Ourives e o músico Rão Kyao vão protagonizar a leitura de excertos das “Confissões”, de Santo Agostinho, que o Patriarcado de Lisboa vai oferecer especialmente às pessoas “que procuram Deus”.
Os extratos da obra do santo africano dos séculos IV e V que vão ser lidos a 24 de março na igreja do Sagrado Coração de Jesus, na capital, “relatam a sua procura interior, realizada ao longo de vários anos”, revela D. Nuno Brás, um dos bispos auxiliares de Lisboa, na edição de hoje do Semanário Agência ECCLESIA.
O programa, que começa às 16h00, prevê a leitura dos textos agostinianos por Júlio Martin e atores da companhia de que é encenador, o Teatro do Ourives, intercalada pela música interpretada por Rão Kyao.
A sessão está integrada na ‘Missão Metrópoles’, iniciativa do Conselho Pontifício para a Nova Evangelização que procura congregar 12 cidades europeias: Paris, Budapeste, Bruxelas, Viena, Liverpool, Dublin, Turim, Barcelona, Frankfurt, Zagreb, Varsóvia e Lisboa.
O organismo da Santa Sé pretende que este conjunto de eventos dê à Europa “um sinal de unidade”, salienta o membro da Comissão Episcopal da Cultura, Bens Culturais e Comunicações Sociais.
O simbolismo da ‘Missão Metrópoles’ assenta no número de cidades convidadas, 12, um dos algarismos tradicionais na Bíblia que, entre outras alusões, faz referência ao número de apóstolos de Jesus.
Também é “simbólico o facto de as cidades escolhidas se encontrarem dispersas pelas várias áreas do continente europeu”, mostrando que “a ‘alma cristã’ da Europa continua a ser uma realidade” e que Cristo permanece “um pólo de união das diversas realidades culturais e cristãs europeias”, sublinha D. Nuno Brás.
|
Sem comentários:
Enviar um comentário